22 MAI 2024
Candeias (MG) começa a aplicar nova vacina contra Covid-19
Foto Noticia Principal Grande
Doses já estão disponíveis para aplicação em todas as unidades de saúde da cidade; vacina da Moderna protege contra variante da Covid-19
A partir de hoje (22), a população candeense, formada por crianças (de seis meses a menores de cinco anos) e pessoas acima de 5 anos pertencentes a algum grupo prioritário, já podem se vacinar com a nova vacina contra covid-19.

O imunizante foi atualizado devido à necessidade de proteção para as novas variantes da doença e é uma atualização contra Covid -19. O esquema vacinal é com duas doses para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, nunca vacinadas, e também pode ser utilizada para dose de reforço em grupos prioritários que, segundo recomendação do Ministério da Saúde, devem receber reforço periódico da vacina contra Covid-19.

Neste momento, a população de 5 anos a 59 anos que não faça parte de algum grupo prioritário, não tem a recomendação de vacinação. A XBB 1.5 é a subvariante é a mais dominante no mundo e sua mutação já foi identificada em diversos países e, atualmente, é a que tem mais chances de driblar o sistema imunológico, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Público Alvo

A vacinação prioriza grupos vulneráveis à doença e pessoas que ainda não foram imunizadas. Crianças de 6 meses a 4 anos que nunca receberam o imunizante, deverão receber duas doses da Moderna. Já aquelas que já haviam sido vacinadas três vezes, receberão apenas uma dose. Para pessoas acima de 5 anos que têm maior risco de apresentar formas graves da doença, ou com mais de 60 anos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, a recomendação é que a vacinação aconteça semestralmente.

Já grupos com comorbidade, pessoas com deficiência, pessoas privadas de liberdade, pessoas em situação de rua, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, trabalhadores da saúde e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, devem repor as doses todos os anos. Quem não está em nenhum dos grupos acima mas não se vacinou anteriormente, também poderá receber uma dose da Moderna.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024