22 MAI 2024
Candeias realiza ação contra a Síndrome Mão-Pé-Boca
Candeias realiza ação contra a Síndrome Mão-Pé-Boca
Equipe de epidemiologia estão visitando todas as escolas municipais com ensino infantil
A Prefeitura de Candeias, por meio da secretaria municipal de Saúde, está realizando um importante alerta aos pais sobre a Síndrome Mão-Pé-Boca, uma doença altamente contagiosa, frequente em crianças com menos de 5 anos de idade. Uma cartilha foi produzida e entregue no último dia 17 /05 pela manhã. A equipe de profissionais de epidemiologia esteve presente no Centro Educacional Infantil Menino Jesus de Praga, levando informações e esclarecendo dúvidas.

Os sintomas mais comuns são febre alta, dor no corpo, falta de apetite e bolinhas vermelhas que aparecem na região dos pés, das mãos e na boca. Caso você ou seu filho desenvolvam sintomas da doença, procure nossa ajuda médica para obter orientações!

Transmissão

A Síndrome Mão-Pé-Boca é uma doença altamente contagiosa e a transmissão ocorre principalmente pelo contato direto com secreções infectadas, como saliva, muco nasal ou fezes. Além disso, a contaminação também pode ocorrer por meio do contato com objetos contaminados, como brinquedos, maçanetas e talheres.

É importante ressaltar que a doença pode ser transmitida mesmo antes do aparecimento dos sintomas. E as pessoas infectadas podem continuar a transmitir o vírus por até várias semanas após a recuperação.

Cuidados

O tratamento é sintomático, envolvendo repouso, hidratação adequada e o uso de medicamentos para aliviar os sintomas. É importante ressaltar que não há remédio que elimine o vírus. A médica também compartilha dicas úteis sobre como lidar com a doença. Não há um remédio que elimine o vírus, mas sim medicações para aliviar os sintomas, como febre e dor nas lesões na boca. É recomendado uma alimentação preferencialmente líquida ou pastosa, evitando alimentos salgados ou ácidos, pois podem causar ardência e piorar os sintomas. Não existe um tratamento específico para a doença, apenas para os sintomas.

Vale destacar que o acompanhamento e tratamento sintomático pode ser realizado por Unidade Básica de Saúde (UBS), porém a febre alta leva muitos a procurarem prontos-socorros ou unidades de pronto atendimento infantil. No entanto, a maioria dos casos podem ser tratados nesses locais com orientação médica e medicamentos sintomáticos.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024