20 FEV 2024
Lote Sujo: Prefeitura de Candeias vai notificar e multar quem descumprir a lei
Denúncias de lotes sujos podem ser feitas no telefone (35) 3833-1300
Proprietários terão prazo de 20 dias para limparem suas áreas após notificação

A Prefeitura de Candeias passará a executar a lei n.º 183/2023, conhecida popularmente como “Lei do lote sujo”, que autoriza a prefeitura notificar proprietários de lotes vagos que acumulem lixo, mato ou água, fazer a limpeza em caso de negligência e incluir o valor dos gastos na dívida ativa dos respectivos proprietários. A Lei n.º 183/2023 (clique aqui para ler o texto completo) considera como lotes vagos, os imóveis urbanos, edificados ou não, lindeiros em via ou logradouros públicos, beneficiados ou não com meio-fio e/ou pavimentação asfáltica. O texto afirma que, independente de notificação, os proprietários de áreas como as citadas, são responsáveis por mantê-las limpas, capinadas e drenadas, para não incomodar moradores vizinhos ao lote nem comprometer a saúde pública.

DENÚNCIAS DE LOTES SUJOS PODEM SER FEITAS ATRAVÉS DO DISQUE DENÚNCIA 35-3833-1300

As secretarias de Obras e Saúde serão responsáveis por identificar e notificar os proprietários de lotes nas condições acima citadas, que terão, elaborado o Auto de Infração, prazo de 20 dias para fazerem a limpeza da área. A lei ainda proíbe expressamente que a limpeza seja feita por meio de queimadas, sob pena de multa.

“Não podemos colocar a saúda da população candeense em risco. Neste início, vamos notificar os proprietários e fazer um trabalho de conscientização para que eles entendam a importância de cuidar da cidade. É uma questão de saúde pública, de uma guerra contra a Dengue. Caso os donos de lotes sujos não passem a cooperar e fazer a limpeza, a prefeitura está autorizada a fazer o serviço e incluir o valor na dívida ativa desse contribuinte e nós não vamos hesitar em fazer isso e aplicar multas se for necessário porque lotes sujo é problema de saúde pública”, afirmou o prefeito Rodrigo Lamounier.

Caso o proprietário não cumpra a exigência, a prefeitura realizará a limpeza por meio da Secretaria de Obras ou por empresas terceirizadas e enviará a documentação para a Secretaria de Fazenda realizar os procedimentos de cobrança. Os valores não pagos serão inscritos na dívida ativa dos contribuintes.  Em caso de não localização dos proprietários para notificação, o valor dos serviços executados serão lançados nas guias de IPTU dos anos posteriores, e em caso de inadimplência, os valores serão lançados na dívida ativa.

Saúde Pública

Lotes com acúmulo de lixo, mato ou água são locais propícios para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Por isso, é de fundamental importância que os proprietários de lotes em Candeias–MG se conscientizem e mantenham suas áreas sempre limpas e sem entulhos.