Alunos da rede municipal de Candeias irão contar com novas carteiras escolares. Nesta quarta-feira, dia 05 de janeiro, chegaram ao município 330 conjuntos de carteiras adquiridos pela Secretaria Municipal de Educação, por meio de recursos oriundos do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). O prefeito Rodrigo Moraes Lamounier, acompanhado pelo vice, José Rubens Máximo, e pelo chefe de Gabinete, Fernando Lamounier Martins, estiveram no local para receber o material. As carteiras irão atender aos alunos dos 4º e 5º anos das escolas municipais Erasto de Barros, Pe. José Erlei de Almeida (Distrito de Vieiras), Marco Antônio Lamounier (Pereiras) e João Luiz Ferreira (Pires).
Uma nota da secretaria informou que as carteiras existentes até então encontravam-se em desacordo com os atuais parâmetros estabelecidos pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). A Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96, determina que deve ser observada a estatura dos alunos, com modelos diferentes para cada faixa etária, atendendo ao seu desenvolvimento e à sua postura ao longo das etapas formativas, levando em consideração a saúde e bem-estar dos estudantes.
Na nota, foi pontuado ainda que mobiliários adequados trazem grandes benefícios para a demanda escolar, proporcionando conforto, comodidade, segurança, afetando a percepção de qualidade de cada escola.
E que o trabalho pedagógico, as metodologias e a localização são itens primordiais para o bom funcionamento de uma educação de qualidade. Sendo assim, a infraestrutura, o mobiliário e o visual ajudam a garantir a permanência do aluno na escola, proporcionando-lhe interesse e bem-estar, com resultados positivos no processo de ensino-aprendizagem.
O prefeito salientou que o trabalho da Secretaria Municipal de Educação deve ser sempre voltado para suprir as necessidades dos alunos em primeiro lugar. “Sabemos que o mobiliário escolar contribui para a percepção dos alunos, pais, comunidade e docentes sobre a qualidade do ensino. Por isso, nossa gestão tem prezado por um ambiente escolar convidativo, flexível e acolhedor”, afirmou.