06 OUT 2023
Prefeitura de Candeias debate com a população projeto de novo Hospital e Pronto Atendimento
Doação de terreno e captação de recursos para as obras foram debatidas pela diretoria do Hospital Carlos Chagas, secretários municipais, servidores e população hoje (06/10) na sede da Prefeitura

Servidores municipais, diretoria do Hospital Carlos Chagas, técnicos de saúde, secretários municipais e populares, estiveram hoje (06/10) pela manhã, na sede da Prefeitura de Candeias (MG) para participar de uma reunião aberta sobre as propostas de construção de um novo Hospital e Pronto Atendimento. O encontro, conduzido pelo prefeito Rodrigo Lamounier, teve como objetivo apresentar as propostas e dialogar com a sociedade a respeito da viabilidade, participação e gestão dos projetos.

Novo Hospital

Logo na abertura do encontro, o chefe do executivo, ressaltou a necessidade de trazer a população para os debates. “Primeiramente, eu quero agradecer e ressaltar o trabalho da Diretoria do Hospital Carlos Chagas (HCC), da Fundação Comunitária de Saúde. Atualmente, este hospital presta um atendimento fundamental para nossa cidade, com uma importante média de atendimentos, procedimentos. No entanto, o espaço é antigo e não comporta mais o que precisamos. A partir de levantamentos nossos, em parceria com dados da rede saúde, vimos a necessidade e a prioridade de construir uma nova estrutura que suporte a demanda da nossa cidade. Já realizamos outras reuniões com a proposta do Pronto Atendimento e agora, em novo encontro, estamos amadurecendo a ideia de um novo hospital. A Prefeitura entraria com a doação de um terreno e juntos, buscaríamos os recursos para esse novo projeto. É uma causa importante, ambiciosa, eu diria, mas a nossa prioridade é viabilizar essa ação. Por isso, esse encontro e o chamamento para trabalhar em parceria com todos, com a população, apoio da iniciativa privada, com todos para que esses projetos se tornem o mais breve possível em realidade”, pontuou.

Captação de Recursos e Gestão

A secretária da Saúde, Daniela Alves, destacou a prioridade da Prefeitura de Candeias em realizar essa obra visando a qualidade de saúde para toda população candeense. “Sabemos do dia a dia da população, da necessidade de atendimentos, exames e um novo pronto atendimento, bem como hospital, atenderia as demandas existentes. Eu tenho contato diário com a Maria Aparecida Ribeiro (Nininha), que é diretora Administrativa do Hospital Carlos Chagas, com a Denise, da Fundação de Saúde, e nos vemos os desafios enfrentados. Sabemos que a nossa atual estrutura é antiga e pode ser melhorada. Por isso, em parceria com o Hospital Carlos Chagas, com a população, entidades sociais, privadas, o nosso prefeito Rodrigo tem esse projeto como prioridade. Com um novo hospital e pronto atendimento, entregaremos qualidade de saúde para toda população”, enfatizou.

Ainda na ocasião, o Chefe De Gabinete, Fernando Lamounier, falou a todos sobre as particularidades das propostas de parceria. " É fundamental que a população possa acompanhar essa discussão e o nosso papel é dar transparência. Aspectos como projeções acerca do terreno em novo local, construção, gestão, operação e manutenção precisam ser esclarecidos. Tenho formação na área de saúde e um dos pontos fundamentais em uma unidade de saúde, que passa além da construção, é a questão da gestão e manutenção dos serviços. Precisamos entender qual modelo melhor se aplica e para isso é preciso ouvir o Hospital Carlos Chagas, parceiro fundamental, o Governo do Estado, Governo Federal e buscar recursos que possibilitem esse sonho se tornar realidade", finalizou.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024