Conselheiras tutelares eleitas no último pleito, em Candeias (MG), tomarão posse para o Quadriênio 2024/2028, na próxima quarta-feira, dia 10 de janeiro. A cerimônia, conduzida pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente) e pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, será realizada no Plenário da Câmara de Vereadores, a partir das 10 horas.
Na oportunidade, assumem seus cargos: Gizelli Cristina de Jesus Assis, Mariana Elias Rodrigues, Daniela de Fátima Soares, Luciene Resende e Soraya Aparecida Felício de Almeida. A eleição ocorreu no dia 1º de outubro, quando mais de 1 mil e 200 eleitores compareceram às urnas e escolheram os novos conselheiros tutelares do município, entre os 11 candidatos que concorreram às vagas para titulares e suplentes. Veja como foi a eleição
1º Lugar - GIZELLI CRISTINA DE JESUS ASSIS - 244 Votos (18,8%) - ELEITA
2º Lugar - MARIANA ELIAS RODRIGUES - 225 Votos (17,3%) - ELEITA
3º Lugar - DANIELA DE FÁTIMA SOARES - 220 Votos (16,9%) - ELEITA
4º Lugar - LUCIENE RESENDE - 161 Votos (12,4%) - ELEITA
5º Lugar - SORAYA APARECIDA FELÍCIO DE ALMEIDA - 111 Votos (8,5%) - ELEITA
6º Lugar - THAMIRIS DUARTE DE PAIVA - 89 Votos (6,8%) - 1º SUPLENTE
7º Lugar - SIMONE DA SILVA ALVES MACHADO - 74 Votos (5,7%) - 2º SUPLENTE
8º Lugar - VIVIANE OLEGÁRIO VIEIRA DA CUNHA - 49 Votos (3,78%) - 3º SUPLENTE
9º Lugar - LAUANA KÉCIA SILVA GERIMIAS - 48 Votos (3,7%) - 4º SUPLENTE
10º Lugar - CRISTINA LUIZA DA SILVA- 39 Votos (3,0%) - 5º SUPLENTE
11º Lugar - MICHELE VIANA - 22 Votos (1,6%) - 6º SUPLENTE
O Conselho Tutelar e as funções dos conselheiros
Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Naiara Castro, o Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. É função do conselheiro tutelar garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ao atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e atuar em conjunto com pais e responsáveis.
"Os conselheiros recebem, por exemplo, denúncias de situações de violência contra crianças e adolescentes, como negligência, maus-tratos e exploração sexual. É um trabalho fundamental em nossa cidade e o Governo Municipal dá todo suporte para o trabalho do Conselho Tutelar. Nós iremos dar posse e diplomar as novas conselheiras nesta quarta e desejamos a elas um exemplo trabalho", agradeceu.