Queda de arrecadação e medidas de controle orçamentário embasaram a decisão
A Prefeitura de Candeias (MG) emitiu uma Nota Pública no início da manhã de hoje (09/10) informando que não irá realizar este ano o Festival Gastronômico, que estava em fase de análise e viabilidade. O Governo Municipal reconhece a relevância da iniciativa da festa, seja no do ponto de vista econômico, social e cultural, mas encontra-se em contingenciamento de despesas, não podendo neste momento arcar com os investimentos e custos do evento.
Conforme nota divulgada pela Prefeitura, a atual crise econômica das prefeituras e uma série de medidas orçamentarias adotadas para enfrentar a queda de arrecadação foram impeditivas para que a edição se realize neste ano. “Tivemos a oportunidade de visitar e conversar com gestores de cidades vizinhas que realizaram festivais nesse modelo e estávamos na fase de estudo de viabilidade, parceria e negociações. No entanto, o atual cenário econômico, e as medidas que tomamos para enfrentar a queda de arrecadação são pontos que impedem neste momento novos investimentos. É preciso pé no chão. Nos já tomamos medidas orçamentária duras neste mês de setembro, priorizando recursos, pois a arrecadação caiu e, para que serviços básicos do poder público não sofram uma queda na sua qualidade de atendimento, as escolhas são necessárias na administração pública.”, informou o prefeito Rodrigo Lamounier.
A Prefeitura ainda informou que, “espera o entendimento de todos, e, que em um momento oportuno, com captação de novos recursos, parcerias com a iniciativa privadas, associações, produtores rurais, feirantes e artistas locais e regionais, irá retomar a proposta de realização do evento”, apontou.