Para o prefeito de Candeias, Rodrigo Lamounier, o número de eleitores que foram às urnas demonstram o interesse pela eleição dos profissionais que irão garantir a proteção e a defesa de crianças e adolescentes nos próximos quatro anos. A eleição foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Candeias (MG) com apoio da prefeitura. A posse dos eleitos irá ocorrer em janeiro de 2024. “Foi um dia importante e eu quero agradecer a toda população candeense por participar dessa eleição. Essa mobilização de toda sociedade em prol das crianças e adolescentes é muito importante e eu quero parabenizar todos que participaram da disputa'', agradeceu o chefe do Executivo.
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
É função do conselheiro tutelar garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ao atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e atuar em conjunto com pais e responsáveis.
Os conselheiros recebem, por exemplo, denúncias de situações de violência contra crianças e adolescentes, como negligência, maus-tratos e exploração sexual.