02 OUT 2023
SAÚDE
Outubro Rosa: Saúde organiza programação especial para o mês de conscientização do Câncer de Mama
Prefeitura de Candeias (MG) dá início à programação do Outubro Rosa
Palestras, entrevistas, informações sobre exames, solicitações de mamografia e outros cuidados com a saúde da mulher são intensificados neste mês em Candeias (MG)

A Prefeitura Municipal de Candeias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início hoje (02/10) a uma extensa programação de ações dentro campanha do Outubro Rosa, que reúne ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O objetivo, segundo o prefeito Rodrigo Lamounier, é compartilhar o máximo de informações possíveis sobre a doença.

“A campanha Outubro Rosa tem a Secretaria Municipal de Saúde como coordenadora, mas tem também a participação de diversos setores da Prefeitura com o nobre e único objetivo de promover a saúde da mulher. É fundamental usarmos nossa rede de saúde e também nossa extensa rede de informações para comunicar a cada candeense a importância de realizar os exames preventivos. Nos estamos lidando com uma doença que, quanto mais precoce o diagnóstico, maior é o percentual de êxito do tratamento. Por isso, amanhã (03/10) já terá entrevista na rádio, nos próximos dias, ações nos PSF`s, encontros, ou seja: estamos todos empenhados em fazer essa mensagem chegar”, destacou o prefeito.

A secretária Municipal de Saúde, Daniela Alves, destacou a organização da extensa programação, com diversas atividades como palestras e rodas de conversas nas unidades de Saúde e em locais públicos do município ao longo do mês de outubro.
É uma pauta muito, muito importante, uma vez que o objetivo de diagnosticar precocemente casos de câncer e iniciar o tratamento rapidamente é sempre o caminho ideal. Nosso município tem ampliado de exames, consultas, encaminhamentos e isso é importante em um cenário que exige celeridade. Hoje, com a ampliação das ações, Candeias garante a promoção à saúde, tratamento e reabilitação das pacientes com câncer, dando o suporte necessário a cada uma delas”, afirmou a secretária.

Campanha Outubro Rosa
A Campanha do Outubro Rosa incentiva as mulheres de Candeias a procurarem a unidade de Saúde mais próxima da residência para avaliação, solicitação do exame de mamografia e realização de preventivo. Veja a programação completa de ações:

03/10 - 10h.  Entrevista na Rádio 106.9 - Profissionais de Saúde - "Conversa sobre o Outubro Rosa"
08/10 - 08h. Encontro na Escola Municipal Erasto de Barros - Tenda para aferição de PA, glicemia, IMC e orientações sobre a prevenção do câncer de mama.
16/10 - 13h. Encontro na Unidade de Saúde Alto Cruzeiro - Palestra e Roda de Conversa sobre o Outubro Rosa!
16/10 e 17/10- 13h. Encontro na Unidade de Saúde Jaci - Palestra e Roda de Conversa sobre o Outubro Rosa!
18/10- 08h - Encontro na Unidade de Saúde Lage - Palestra e Roda de Conversa sobre o Outubro Rosa!
19/10- 08h - Encontro na Unidade de Saúde Triângulo - Palestra e Roda de Conversa sobre o Outubro Rosa!