Candeias recebeu ontem (21/09) pela manhã, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, mais um encontro do Programa Previdência Sustentável, uma iniciativa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em parceria com o Sebrae e Ministério da Previdência. O objetivo do encontro foi apresentar o relatório final do diagnóstico realizado pela equipe da CNM relativo à situação financeira e atuarial do Instituto de Previdência de Candeias. A apresentação do relatório faz parte da ação 1 do Edital Previdência Sustentável, tendo por iniciativa a “assessoria e suporte nas operações de implantação de medidas estratégicas para o equacionamento do déficit financeiro e atuarial dos Regimes Próprios de Previdência Social - RPPS”.
Os trabalhos tiveram início no mês de março de 2023, com o fornecimento de dados e informações pela Prefeitura Municipal de Candeias e o Instituto de Previdência Social do Município de Candeias (Prevican) junto à CNM. E agora, com a apresentação do relatório final, além de diagnosticar problemas, foi apresentado um conjunto de ações e possíveis cenários para equacionar o déficit financeiro e atuarial e garantir os pagamentos das presentes e futuras aposentadorias dos servidores municipais, sem onerar os cofres públicos.
“O encontro foi importante, pois os técnicos apresentaram a situação atual e os cenários possíveis para equacionamento do nosso déficit financeiro e atuarial, assim como, tiraram dúvidas dos grupos de interesse presentes na reunião. Foi uma discussão importante para a cidade e nós iremos trabalhar em parceria com os vereadores, sindicato, servidores e CNM para adequar a proposta e implementar as ações que promovam, da melhor forma, o equilíbrio de nossa previdência municipal", explicou o prefeito Rodrigo Lamounier.