Considerada uma das celebrações mais importantes da cidade, do ponto de vista histórico, religioso e cultural, teve início esta semana (04 de setembro) e vai até o dia 11 de setembro, a tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário em Candeias (MG).
Realizada no bairro da Ponte, com a presença de ternos do município, e também de cidades vizinhas, a festa possui uma profunda conexão com a cultura local, sendo uma oportunidade para exaltar as tradições e manifestações artísticas do povo candeense.
Com recursos destinados pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, a festa, que carrega a honra de Patrimônio Cultural Imaterial de Candeias (MG), recebe todo o suporte necessário para sua realização, desde a infraestrutura (palco, banheiros, segurança) até o transporte dos congadeiros.
“É uma festa muito aguardada por todos moradores, visitantes e uma festejo muito bonito, tradicional, que valoriza nossas raízes, a nossa cultura. A prefeitura participa com a subvenção (recursos), mas isso é apenas uma parte do nosso papel, que a meu ver, tem uma simbologia maior, que é valorizar nossa riqueza cultural e religiosa. Quero agradecer e parabenizar a Irmandade do Rosário do Bairro da Ponte, as Polícias Civil, Militar, os patrocinadores, apoiadores e todos de Candeias que ajudam a eternizar nossa história e as tradições do nosso povo”, agradeceu o prefeito Rodrigo Lamounier.
Dentro da programação deste ano, estão previstos cortejos, atividades congadeiras, desfile das Guardas de Vilão, Congo e Moçambique, além da tradicional Missa, entre outras celebrações culturais e religiosas. Um bingo beneficente, no domingo às 15h (10 de setembro), em frente da Capela do Bairro da Ponte, e o descerramento das bandeiras, às 19h, na segunda-feira (11 de setembro), irão encerrar os dias de festa.