A Prefeitura de Candeias manifestou apoio a centenas de municípios brasileiros que estão realizando hoje (30/08), um ato de paralisação de serviços públicos municipais (com exceção de atividades essenciais, como saúde e educação), em protesto contra a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
De acordo com a Associação Mineira de Municípios (AMM) cerca de 600 prefeituras mineiras confirmaram a participação na paralisação geral. Em Candeias (MG), o Governo Municipal garantiu total apoio ao movimento municipalista, mas sem a paralisação das atividades, garantindo que irá manter todos os serviços funcionando normalmente.
“Precisamos entender que é na cidade que as pessoas vivem e nós precisamos que o repasse de recursos esteja à altura dos desafios que os municípios enfrentam. Esse ato importante, chamado “Sem FPM não dá, as prefeituras vão parar” tem o objetivo de cobrar do Governo Federal o compromisso de aumentar os repasses às administrações municipais que sofrem com as oscilações negativas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Este movimento proposto pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e pela Associação Mineira de Municípios (AMM) tem nosso total apoio, pois vivemos as dificuldades do dia a dia de gerir a prefeitura. Pontualmente, não iremos paralisar as atividades devido aos projetos, ações e rotinas dos nossos funcionários já definidas, bem como os possíveis transtornos que poderíamos causar à nossa população. Mas eu respeito os gestores das cidades que vão aderir à paralisação e deixo claro que isso não é impeditivo da nossa parte junto às reivindicações. Pelo contrário, é junto, somando forças que iremos conquistar melhorias que tanto precisamos”, explicou o prefeito Rodrigo Lamounier