02 DEZ 2021
Candeias inaugura Iluminação de Natal com Retreta Musical
No dia 26 de novembro, o prefeito de Candeias, Rodrigo Moraes Lamounier, inaugurou a Iluminação de Natal na Praça Monsenhor Castro, durante a apresentação da Retreta Musical com a Banda de Candeias, Corporação Musical Nossa Senhora das Candeias e Corporação Musical 28 de Setembro de Campo Belo.
O evento, promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, por meio do Departamento de Cultura, Patrimônio Cultural e Turismo, foi realizado de forma restrita, devido às limitações impostas pela pandemia e transmitido pelos canais oficiais da Prefeitura.
Mesmo com a chuva, as bandas apresentaram um repertório variado, contendo desde músicas populares brasileiras ao rock de bandas internacionais consagradas.
De acordo com a diretora de Cultura e Turismo, Sheila Freire da Silva, a Retreta Musical foi uma iniciativa para substituir o tradicional Encontro de Bandas de Candeias, cuja realização foi inviabilizada durante a pandemia.
Segundo ela, o Encontro de Bandas é um bem imaterial de Candeias protegido por Registro Municipal.
“Também a iluminação da Praça Monsenhor Castro foi planejada para valorizar este bem protegido através de Tombamento Municipal, aprovada por unanimidade pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural e custeada com recurso do FUMPAC (Fundo Municipal de Patrimônio Cultural), provenientes dos ICMS Patrimônio Cultural que é repassado ao Município de acordo com pontuação recebida pelos trabalhos do Departamento de Patrimônio Cultural atendendo à Deliberação Normativa estabelecida pelo IEPHA (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) e CONSEP( Conselho Estadual de Patrimônio Cultural)”, explicou.
O prefeito lembrou a importância de preservar e valorizar a cultura candeense, como forma de proteger a identidade local. “Também devemos lembrar que este momento tão importante marca a esperança de um tempo novo, após um período tão desafiador da nossa história. Nossa população merece essa alegria”, afirmou. “Pensamos nas luzes de Natal como um marco de um tempo novo. É um feito inédito em nossa cidade e podemos ver que trouxe novos ares para este tempo, fazendo com que as pessoas se encham de esperança, esperando por um ano novo repleto de esperança, com muita saúde para todos, paz e harmonia em todas as famílias candeenses”, salientou.