25 MAI 2020
Iniciada a reforma da Praça Monsenhor Joaquim de Castro

A Prefeitura de Candeias iniciou, nesta semana, as obras de reforma da Praça Monsenhor Joaquim de Castro. Os recursos para a execução, no valor de R$ 270.746,94, são de emenda parlamentar do deputado federal Dimas Fabiano/PP.
A reforma da Praça Monsenhor Joaquim de Castro é uma iniciativa da Prefeitura de Candeias, que buscou os recursos junto ao deputado. Para a elaboração do projeto, foram realizadas várias reuniões para avaliar a necessidade e a viabilidade da obra.
O projeto paisagístico é de autoria da empresa Ravenala Paisagismo, da cidade de Lavras/MG, e leva a assinatura dos profissionais: Alessandra Teixeira da Silva (engenheira florestal), Silvério José Coelho (engenheiro agrônomo), Karini Lourdes da Silva (arquiteta) e Marcos Gabriel Braz de Lima (acadêmico de engenharia florestal).
O prefeito Rodrigo Moraes Lamounier ressalta que vários estudos foram feitos e todas as precauções foram tomadas para que o bem público seja devidamente preservado.
“O projeto final foi aprovado após vários estudos, de forma consciente. A execução está a cargo de uma empresa com corpo técnico experiente. A Praça Monsenhor Joaquim de Castro é um bem tombado e qualquer intervenção precisa estar de acordo com as normas de Proteção do Patrimônio Cultural, garantindo a harmonia e a fidelidade aos traçados arquitetônicos originais, sem deixar de atentar para a acessibilidade, a preservação e a continuidade deste patrimônio”, explicou.
O desenvolvimento do projeto contou com diversas reuniões entre representantes da empresa contratada, da Secretaria de Administração e Planejamento, do Departamento de Cultura, Turismo e Patrimônio Cultural, do Conselho de Patrimônio Cultural, com o suporte da assessoria técnica e o Conselho de Meio Ambiente.

Preservação

Uma das principais preocupações dos gestores foi em relação à manutenção das espécies já existentes no local, mas que traziam sérios danos ao patrimônio público, bem como as calçadas e ruas no entorno. Após o levantamento dos problemas enfrentados, que identificou o plantio irregular de espécies, não condizentes com o local e há vários anos sem manutenção, a recomendação dos técnicos foi que o plantio deve ser compatível e adaptável ao espaço. Diante disso, apresentou-se a necessidade urgente de retirada das árvores mortas e podadas incorretamente, como as que vêm causando grandes danos na estrutura da praça e onde há aglomeração de espécies. Na sequência, o projeto irá integrar diversas espécies de plantas arbustivas com coloridos diferentes e grama, evitando, no futuro, problemas como o que a cidade enfrenta agora em relação à praça.
Uma maquete eletrônica do projeto está sendo produzida e será apresentada à população em breve. Após a revitalização, a Praça Monsenhor Joaquim de Castro contará com a manutenção de jardineiros para a adequada preservação deste patrimônio cultural de Candeias.