22 MAI 2019
Copasa garante que qualidade da água em Candeias está dentro do que determina a lei

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) respondeu aos questionamentos feitos pelo prefeito Rodrigo Moraes Lamounier após matérias jornalísticas colocarem em dúvida a qualidade da água em Candeias e região. O gerente do distrito regional da Copasa em Lavras, José Eli de Souza, assegurou, em ofício enviado à Prefeitura, que a companhia faz testes constantes e que os resultados estão dentro do que determina a lei. No documento, a Copasa ressalta que atua segundo a legislação brasileira que determina os parâmetros de potabilidade da água para abastecimento público e divulga periodicamente junto ao Ministério da Saúde os resultados das análises. “A Copasa MG possui um rigoroso controle de qualidade da água distribuída. A empresa realiza análises antes, durante e depois do processo de tratamento, sempre respeitando as determinações do Ministério da Saúde. O objetivo dessas análises é verificar e atender os padrões físico-químicos e biológicos estabelecidos como indicadores de potabilidade da água”, destaca o diretor regional. Já sobre as reportagens recentes indicando a presença de compostos químicos de agrotóxicos na água, a Copasa afirma que “é necessária cautela na interpretação das informações constantes do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Siságua), para não gerar interpretações equivocadas”. “Quanto às informações sobre a contaminação da água, temos a informar que esta situação ocorre pelo despejo de esgoto doméstico e industrial nos mananciais. Além disso, a contaminação pode ocorrer pela extensiva aplicação agrícola de pesticidas e agrotóxicos ou a aplicação direta em lagos e superfícies de rios, para combater mosquitos e outros organismos”, diz o diretor regional no ofício. A Copasa reconhece que, de acordo com fontes bibliográficas, “geralmente esses compostos podem elevar os riscos de câncer e causar danos ao fígado e aos sistemas nervoso, cardíaco, endócrino e reprodutor”. No entanto, a companhia assegura: “No município de Candeias, os valores registrados nas análises realizadas pela Copasa MG encontram-se abaixo do valor máximo permitido pela legislação”. Novo questionamento Diante da resposta da companhia, o prefeito decidiu pedir mais informações. Um ofício será enviado à Copasa requisitando cópia das análises da água feitas nos últimos seis meses. “Ficamos satisfeitos com a atenção e a resposta rápida da Copasa. Porém, queremos ter total certeza de que a população de Candeias está consumindo água de qualidade e que sua saúde não está em risco”, comentou Rodrigo Lamounier.