22 SET 2021
Candeias recebe selo de Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção
A Prefeitura de Candeias recebeu, neste mês, o selo PNPC (Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção). O selo PNPC é uma iniciativa do TCU (Tribunal de Contas da União) e é concedido a municípios que se compromeram a realizar o diagnóstico da sua situação quanto a prevenção à corrupção e colocar em prática um plano de ações de combate à corrupção. A participação de Candeias no PNPC possibilitará o acesso a mecanismo, instrumento e melhores práticas de combate à fraude e corrupção.
O prefeito Rodrigo Moraes Lamounier demonstrou muita satisfação com a adesão do município ao PNPC, que, segundo ele, vai ao encontro da busca constante por uma gestão transparente e acessível à população. “Vemos o PNPC como uma importante ferramenta de combate à corrupção e um ícone do nosso compromisso de mostrar a transparência das nossas ações”, afirmou.
O PNPC é um programa voltado a todos os gestores das organizações públicas,  das três esferas de governo e dos três poderes. O objetivo é reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.
Através do e-Prevenção, o gestor pode avaliar as boas práticas de prevenção à corrupção, dentro do conceito de autosserviço em auditoria, ter acesso a sugestões para a implementação de melhores práticas, como modelos de documentos e minutas, vídeos, treinamentos e exemplos de quem já implementou essas práticas e, assim, desenvolver suas próprias soluções.
O programa dispõe ainda de parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas para implantação dos mecanismos de controle à corrupção.