10 ABR 2024
Dia D de vacinação contra a gripe acontece sábado (13)
Foto Noticia Principal Grande
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Candeias (MG) irão atender a população no horário de 08h às 16h

Que tal aproveitar o sábado para garantir sua imunização contra a Influenza? Neste sábado (13/04), a Prefeitura Municipal de Candeias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove o “Dia D” de vacinação contra a gripe para as pessoas que compõem os grupos prioritários. A vacinação acontecerá das 8h às 16h em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

" Todas nossas equipes estão preparados e eu reforço aqui o convite para todos os munícipes, que fazem parte dos grupos prioritários, para participar do Dia D da Campanha de Vacinação Contra à Gripe. A vacina é segura, gratuita e muito importante para toda a nossa população. O ato de se vacinar é um direito de todos e uma grande responsabilidade social. Vale lembrar também que vamos ter a multivacinação para crianças e adolescentes de 0 a 14 anos que precisarem atualizar seu cartão de vacinas”, informa a secretária municipal de Saúde, Daniela Alves.

A imunização previne a propagação da gripe e suas complicações. Para se vacinar, basta comparecer a uma UBS participante do Dia D portando um documento com foto e comprovação de pertencimento ao grupo prioritário ao qual se enquadra. A dose da Influenza ajuda a reduzir a circulação do vírus da gripe e evita o agravamento de doenças como pneumonia, sinusite e até problemas cardíacos, principalmente em crianças, idosos e portadores de doenças crônicas.

A vacina da gripe está disponível nas Unidades Básicas de Saúde desde o último dia 25 de março e foi antecipada pelo Ministério da Saúde devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país.

Confira os grupos prioritários:

• Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
  • Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
  • Trabalhadores da Saúde;
  • Gestantes;
  • Puérperas;
  • Professores dos ensinos básico e superior;
  • Povos indígenas;
  • Idosos com 60 anos ou mais;
  • Pessoas em situação de rua;
  • Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
  • Profissionais das Forças Armadas;
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
  • Trabalhadores portuários;
  • Funcionários do sistema de privação de liberdade;
  • População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).