19 FEV 2024
Candeias contra a Dengue: Prefeitura inicia aplicação do fumacê costal nos bairros
Fumacê e mutirões de limpeza segue cronograma em todos os bairros da cidade
Fumacê, visitas nas residências, palestras e mutirões de limpeza segue cronograma em todos os bairros da cidade
A Prefeitura Municipal de Candeias, por meio da Secretaria de Saúde, está utilizando o fumacê costal em ações de combate à dengue. A medida visa intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças graves. A referência técnica em Arbovirose de Candeias (MG), Sidiane Fidelis Costa, explica que o fumacê tem sido utilizado prioritariamente em locais onde foram encontrados focos de dengue. Segundo a profissional, a medida é recomendada pelo fato de atingir locais de difícil acesso.

" Durante a aplicação do fumacê, a população deve deixar portas e janelas das casas abertas, além de cobrir os alimentos e as gaiolas de pássaros e trocar a água dos animais após a passagem dos aplicadores. Quero reforçar que, paralelamente, a Prefeitura tem realizado ações recorrentes para combater o mosquito e solicita a ajuda da população para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando água parada que pode se tornar possível criadouro, como vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção", pede Sidiane.

A Administração alerta que é importante sobretudo manter os lotes e terrenos limpos, livres de entulhos. O prefeito de Candeias, Rodrigo Moraes Lamounier, destaca que a Prefeitura tem se empenhado em diversas frentes para combater a dengue no município. “Precisamos ressaltar a urgência com que a secretaria de Saúde vem agindo diante do alto índice de focos do Aedes aegypti em nossa cidade. Desde o ano passado, realizamos o Mutirão de Limpeza nos bairros e este ano as ações seguem o mesmo cronograma de trabalho. Bairros como o Triângulo, Alto do Cruzeiro e da Lage já receberam os mutirões e nos próximos dias vamos divulgar as novas localidades. Também estamos realizando palestras (como a feita na Prefaz)e os agentes de endemias estão percorrendo as casas e lotes sujos. A Prefeitura vem fazendo sua parte e conta com toda a população para enfrentarmos este problema”, alerta.