03 JAN 2024
Prefeitura de Candeias (MG) intensifica ações de combate à dengue
Secretaria de Saúde e Hospital Carlos chagas promovem encontro para mapear casos, alinhar condutas e promover ações de prevenção

A Prefeitura de Candeias (MG), por meio da secretaria Municipal de Saúde, iniciou o ano de 2024 com uma série de agendas para intensificar os esforços no combate ao mosquito da dengue. Nesta terça-feira (02/01), a secretária municipal de Saúde, Daniela Alves, promoveu um encontro com a diretoria Clínica do Hospital Carlos Chagas, a coordenação da Vigilância Epidemiológica e a coordenação de Atenção Primária de Candeias (MG) com objetivo de mapear os casos identificados na cidade, alinhar condutas e fortalecer as ações de conscientização da população sobre a importância da prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Com o aumento das chuvas, nas últimas semanas, e o clima propício para a proliferação do mosquito, a Prefeitura de Candeias tem fortalecido as medidas preventivas para evitar a incidência de novos casos de dengue na cidade.

"Esse período de janeiro, com a intensificação das chuvas, acaba se tornando propício para a proliferação da doença e nos estamos atentos aos números de casos em nossa cidade. Tanto o Ministério da Saúde, quanto o Governo de Minas, vem alertando sobre uma possível pandemia de Dengue, Zika e Chikungunya e nós precisamos fazer a nossa parte. Atualmente, em Candeias, temos 17 casos suspeitos e 9 confirmados de Dengue, e também 1 caso suspeito de Chikungunya. Por isso, esse encontro da nossa equipe da Secretaria de Saúde com o Hospital Carlos Chagas, busca alinhar condutas e mapear ações", explicou Daniela, salientando que a participação ativa da população candeense é fundamental para o sucesso das iniciativas de prevenção, e a Prefeitura espera contar com a colaboração de todos nesse esforço conjunto.

Prevenção

Durante a reunião, foi debatido a importância de promover a orientação da população candeense sobre os cuidados necessários no combate a dengue. Ainda no mês de setembro, a Prefeitura de Candeias realizou o 5º Mutirão de Combate à Dengue, nos bairros da cidade, com a coleta de materiais como: pneus, entulhos, garrafas, recicláveis e outros utensílios inservíveis, que possam se tornar criadouros para mosquitos. Além disso, também foram realizadas atividades de vistorias em residências e recolhimento de recipientes que possam acumular água parada, incentivando a população a participar ativamente desse esforço coletivo.

“Nosso trabalho de prevenção não é de agora e nos estamos empenhados desde sempre em proteger a saúde da nossa população. Mas precisamos muito do apoio de todos os candeenses. Ações como essa, de integração e dialogo com o Hospital Carlos Chagas, com os setores de Atenção Primaria e Vigilância Sanitária, reforçam o compromisso da administração municipal em garantir o bem-estar da comunidade e criar um ambiente mais resistente contra a propagação de doenças transmitidas por mosquitos. A dengue é uma doença séria e por isso pedimos a colaboração de todos os cidadãos, para que juntos possamos criar um ambiente mais seguro e saudável”, ressaltou em entrevista o prefeito Rodrigo Lamounier.

Autor: Comunicação