04 MAI 2022
Candeias comemora seis meses do Serviço de Atenção Domiciliar
A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretária Municipal de Saúde de Candeias, promoveu uma reunião com os funcionários do SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) para alinhamento da equipe e acompanhamento do desempenho dos serviços prestados à comunidade durante os últimos seis meses. O evento, realizado na última quarta-feira, dia 27 de abril, foi conduzido pela secretária municipal de Saúde, Daniela Alves Ferreira.
O SAD de Candeias-MG completou, em abril, seis meses de atuação, totalizando quase 1.561 atendimentos.  O programa atende pacientes em casa, impossibilitados de se deslocarem até um serviço de saúde e que necessitem de cuidados e visitas mais frequentes, que se enquadram nos protocolos de atendimentos.
O SAD foi criado em novembro 2021 e é constituído por uma Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (Emad) tipo 1, composta por enfermeira, técnicas de enfermagem, médico e assistente social.
As portas de entradas para o SAD em Candeias são através do Pronto Atendimento, Hospital Carlos Chagas, hospitais da Rede de Assistência à saúde e Atenção Primária à Saúde.
A permanência do paciente no Serviço de Atenção domiciliar é transitória. Após estabilização do quadro clínico e melhora da condição aguda, ele é referenciado para  Atenção Primária à Saúde, para continuidade dos cuidados.
O prefeito Rodrigo Moraes Lamounier destacou a importância da atenção integral aos pacientes, através do SAD. “Estamos muito felizes com o desenvolvimento do trabalho e o alcance do SAD em nosso município. Que possamos continuar ampliando os atendimentos em saúde, ofertando dignidade a todos em suas necessidades”, afirmou.