26 MAR 2024
Candeias (MG) inicia nesta quarta-feira (27/03) vacinação contra gripe
Foto Noticia Principal Grande
Em Candeias (MG), idosos são a maioria do público-alvo estimado a receber a vacina
Vacinas serão disponibilizadas em todas as unidades de saúde da cidade a partir de amanhã (27)

A Prefeitura Municipal de Candeias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta quarta-feira (27/3) a Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe). Inicialmente, o município tem disponível cerca de 1 mil doses enviadas pela Secretaria Estadual de Saúde. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Daniela Alves, as vacinas serão disponibilizadas em todas as UBSs para a população candeense. Ela reforça o pedido de mais adesão à vacinação neste ano. “Nosso objetivo é sempre alcançar o maior número de imunizados e queremos ultrapassar a marca de 90% neste ano para que as formas graves da doença não aconteçam. Por isso, fica meu reforço para todos se vacinarem. É importante que as pessoas observem os grupos prioritários e, claro, lembrar de levar sempre o documento com foto e carteira de vacinação", informa.

Nesta primeira semana, a imunização está disponível para pessoas a partir dos 60 anos, crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas – até 45 dias pós-parto –, quilombolas e indígenas. Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A vacinação permite, ao longo do ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários e a sobrecarga nos serviços de saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, a imunização previne contra os vírus que geralmente começam a circular em maio, junho e julho, mas desde o ano passado há uma antecipação de circulação de vírus respiratórios, em geral, por isso, a necessidade de adiantar a campanha para proteger a população, principalmente idosos, gestantes, profissionais de saúde, educação e todas as pessoas que são elegíveis, para que se tenha uma população protegida antes do inverno.

Na segunda semana da campanha, a previsão é oferecer a dose, também, para trabalhadores da saúde de todos os níveis, públicos e privados, trabalhadores da educação, do ensino básico ao superior, pessoas com comorbidades e condições clínicas especiais de todas as idades a partir dos seis meses, pessoas com deficiência, adolescentes e jovens (12 a 21 anos) cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.  Na última etapa, na terceira semana da campanha, se somam aos primeiros grupos os membros das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo urbano e trabalhadores portuários.

A vacina utilizada é a trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. Segundo a Secretaria de Saúde, a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

Quem pode se vacinar:

Crianças de seis meses a menores de seis anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores dos ensinos básico e superior; idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e de salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade), pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso), trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos). Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.