19 DEZ 2023
Roda de diálogo "Fechamento e Início de Ciclo" é realizada nas Escolas Rurais
Roda de diálogo "Fechamento e Início de Ciclo" é realizada nas Escolas Rurais
Equipe multiprofissional da secretaria Municipal de Educação atua com foco nos alunos do 5º ano das escolas municipais rurais
A equipe multiprofissional da secretaria Municipal de Educação de Candeias (MG), composta pela psicóloga Simone Moreira e pela assistente social Poliani Sousa, promoveu ao longo desta semana, nas escolas municipais rurais das comunidades de Pereiras, Vieiras e Pires, a roda de diálogo “Fechamento e Início de Ciclo”. Com foco nos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, a atividade é um espaço vivencial e terapêutico, onde os estudantes podem elaborar seus pensamentos e sentimentos relacionados ao último ano escolar do ensino fundamental I e começo no ensino fundamental II.

"Essa é uma fase importante, de mudanças que vão além do período escolar, mas também com a mudança da fase da infância para a pré-adolescência/adolescência. Nessa roda de diálogo é criado um ambiente facilitador para que eles expressassem suas experiências, escolhas, dúvidas, lembranças e expectativas, colaborando para uma maior compreensão de si e dos movimentos inerentes da vida", explica a psicóloga Simone Moreira.

A assistente social, Poliane Sousa, explica que a partir da observação da demanda, a atividade é realizada especialmente com alunos da zona rural, por expressarem sentimentos, relacionados a vinda para estudar na cidade. "É um momento de transição, de novas amizades, estudos e isso faz muita diferença no crescimento dos alunos. Por isso, nós todos, da equipe multiprofissional, procuramos ouvir, orientar e trabalhar para que eles se sintam seguros e confiantes nesta nova etapa. Mas, para o momento, nosso desejo, após esse encontro, é que todos os alunos tenham um bom descanso, boas férias, para em breve, iniciar uma nova jornada com muitas conquistas", desejou.