03 ABR 2020
Prefeitura faz repasse extra de R$ 230 mil para o Hospital Carlos Chagas

A Prefeitura de Candeias decidiu fazer um repasse extra para o Hospital Carlos Chagas com o objetivo de saldar o déficit financeiro da unidade. A negociação foi realizada em uma reunião entre o prefeito Rodrigo Moraes Lamounier e a diretoria e administração do hospital. Na oportunidade, foram levadas ao prefeito informações sobre a atual situação da instituição.
A Saúde no Brasil enfrenta uma crise permanente, que se deve aos altos custos de funcionamento, envolvendo manutenção das estruturas, equipamentos e mão de obra. Essa crise se mostra mais acentuada em hospitais de pequeno porte, como é o caso do Carlos Chagas. Em geral, eles têm um custo fixo para se manter em funcionamento bem maior que a sua receita. Segundo informações da unidade, durante o ano de 2019 e início de 2020, o hospital de Candeias acumulou um déficit de R$ 230 mil. O repasse quita esse débito e garante a manutenção das atividades.
Diante da gravidade da situação, o prefeito propôs repassar o valor devido em quatro parcelas. Duas delas já foram pagas. Além disso, a Prefeitura já faz repasses mensais regulares para a entidade.
“É responsabilidade da Administração Municipal ajudar a dar condições para que esta entidade tão importante para o povo candeense continue funcionando, sem a possibilidade de paralisações por questões financeiras”, afirmou o prefeito Rodrigo Lamounier.
A diretora do Carlos Chagas, Cida Ribeiro (Nininha), destacou a importância do repasse. “Apesar da situação também difícil das prefeituras, vendo a gravidade da situação, o prefeito propôs repassar quatro parcelas para quitar o débito. Assim, o hospital consegue continuar suas atividades. Esta negociação permite que a diretoria e administração do hospital, juntamente com o prefeito e a Secretaria de Saúde, busquem, como já vem sendo pleiteado, possíveis soluções e mudanças para viabilizar o Hospital de Candeias. Essa medida mostra que a Administração Municipal reconhece que a entidade é muito importante para nossa comunidade”, comentou.