A Capela do Senhor Bom Jesus de Matozinhos (assim chamada) foi construída entre os anos de 1.797 e 1.799 (século XVII). Devido á sua grande popularidade no ano de 1.834 (século XIX) lhe foi concedido o titulo de SANTUARIO PONITIFÍCIO pelo Papa Gregório XVI.
Desde então algumas reformas foram realizadas e em 1919 (século XX) foram entronizados os altares laterais entalhados por João Teixeira e pintados pelo mestre italiano Ângelo Pagnaco. É um belo exemplar de talha ao gosto rococó da região oeste de Minas Gerais. Esculpidos em madeira se encontravam em acelerado ataque de cupins e pintura também muito desgastada.
É a primeira intervenção que estes altares passarão, sua restauração irá sanar os problemas dos cupins e devolverá a esta bela obra de arte seu aspecto original que em nada será descaracterizado, sendo o projeto aprovado pelo CONSELHO MUNICIPAL DE PATRIMÔNIO CULTURAL.
O Santuário Senhor Bom Jesus de Matozinhos tem TOMBAMENTO MUNICIPAL e está sendo reformado pela Administração Municipal através do Departamento de Cultura e Turismo com recursos do FUNDO MUNICIPAL DE PATRIMÔNIO CULTURAL- FUMPAC e está orçado em R$ 50.000,00.