20 MAR 2024
Blitz Educativa: Candeias celebra Dia Mundial de Saúde Bucal
Foto Noticia Principal Grande
Ação teve o objetivo de orientar sobre os cuidados com a saúde bucal e ensinar a fazer o autoexame
Ação da Secretaria Municipal de Saúde teve o objetivo de orientar sobre os cuidados com a saúde bucal e ensinar a fazer o autoexame
Você sabe realmente qual é maneira correta de escovar os dentes? Saberia identificar os sintomas de câncer de boca? Para tirar essas e outras dúvidas sobre a saúde bucal, a Prefeitura de Candeias (MG), por meio da equipe de Atenção Primária da secretaria Municipal de Saúde, promoveu hoje (20/03) uma blitz em comemoração ao Dia Mundial de Saúde Bucal.

Na oportunidade, foi montada uma tenda na porta da Prefeitura para atender à população candeense com orientações de cuidados, higiene bucal e entrega de kits.  Participaram da ação, as dentistas Joyce Carvalho, Alessandra Lima e a auxiliar de Saúde Bucal, Daniela Sena. Na oportunidade, as profissionais orientaram com dicas e informações sobre a maneira correta de escovar, cuidar dos dentes e proteger a saúde dentária. " É um cuidado diária que temos que ter. Infelizmente, o câncer de boca afeta os lábios e o interior da cavidade oral. Por isso, dentro da boca devem ser observados gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), lábio inferior, além da região embaixo da língua. Nossa ação é preventiva e queremos sempre que a população candeense aprende a fazer os exames e cuidar bem da saude", pediu a dentista Joyce Carvalho.

Confira o passo a passo do autoexame bucal:

• Examine os lábios – observe se há mudança de cor e apalpe com os dedos para procurar áreas mais endurecidas. Vire os lábios e examine a parte interna.
  • Examine a bochecha – Verifique em ambos os lados se há alguma ferida ou saliência diferente na parte interna das bochechas.
  • Apalpe a língua – Apalpe a superfície, procurando alterações.
  • Língua para um lado – Coloque a língua para fora e vire para um lado e depois para o outro. Observe bem e passe o dedo.
  • Embaixo da língua – Observe embaixo da língua. Não esqueça de passar o dedo para sentir se há caroços.
  • Observe o céu da boca – Incline a cabeça para trás e olhe. Um pequeno espelho pode ajudar.
  • Garganta – Examine bem sua garganta enquanto diga “AAA” em frente ao espelho.
  • Examine o pescoço – Apalpe-o e embaixo da mandíbula verifique se há presença de caroços.
  • Pessoas idosas devem ainda observar: boca seca, cárie radicular, perda dental, problemas na prótese, câncer bucal e gengivite.
Autor: Comunicacao
Local: Candeias