04/06/2019 às 12:01:00
Candeias aumenta remuneração em 15% na busca por médicos

A Secretaria Municipal de Saúde tem feito grande esforço para atrair médicos para suprir a ausência em postos de saúde. Uma das últimas medidas foi aumentar o valor da remuneração oferecida em 15%. Passou de R$ 10.500,00 para R$ 12.000,00.
Candeias, assim como diversas cidades do país, foi fortemente afetada saída dos profissionais estrangeiros do Programa Mais Médicos. De acordo com a Secretaria de Saúde, existe atualmente um vazio na saúde pública provocado pelo fim do convênio, afetando todas as regiões do país.
“Os médicos brasileiros têm preferências por grandes centros, não só pela remuneração, mas pela facilidade em se especializar. A Secretaria Municipal de Saúde solicitou à Coordenação do Programa Mais Médicos a abertura de novas vagas para o município, porém a resposta foi de que o novo edital do programa é somente para reposição, e não expansão de vagas. Nossas tentativas são inúmeras”, explicou a secretária municipal de Saúde, Daniela Alves Ferreira.
No momento, a Secretaria Municipal de Saúde busca médicos para as unidades de saúde de Pereiras e do Alto do Cruzeiro.
Os pacientes desses locais, em casos graves, estão sendo encaminhados para o Hospital Carlos Chagas. Médicos das outras unidades estão atendendo algumas vezes por semana nessas localidades que aguardam a contratação de profissional.
De acordo com a secretária de Saúde, a Prefeitura passou até mesmo a acompanhar a formação de novos profissionais na tentativa de captar médicos para a cidade.
“Gostaríamos de enfatizar que a Prefeitura e a Secretaria de Saúde manterão o esforço na busca pelo profissional médico e que as demandas da população devem ser levadas às Unidades Básicas de Saúde para resolver a situação do paciente”, ressaltou.