17 JAN 2019
Assistência Social convoca beneficiários do BPC

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social está convocando todos os cidadãos que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) para uma atualização de cadastro. É preciso ficar atento ao prazo para não correr o risco de perder o benefício. Em Candeias, a equipe da Assistência Social já conseguiu atualizar cerca de 300 cadastros. Ainda faltam 52 famílias. O BPC é um benefício assistencial concedido pelo INSS no valor de um salário mínimo. É destinado a pessoas idosas (com 65 anos ou mais) e para pessoas com deficiência e/ou incapacitadas para o trabalho. Entre os critérios de concessão do benefício, está a necessidade de comprovação de renda, que deve ser inferior a um quarto do salário mínimo vigente. O cadastro Os beneficiários ainda não incluídos no Cadastro Único serão avisados por meio de extrato bancário e/ou poderão receber cartas com aviso de recebimento no endereço informado ao INSS. As notificações ocorrem de maneira escalonada. Aqueles que fazem aniversário nos meses de janeiro, fevereiro e março (primeiro lote) serão notificados no começo de janeiro e devem realizar sua inscrição no Cadastro Único até o final do mês de março. Quem não se inscrever no prazo estabelecido terá o benefício suspenso a partir de abril. O cadastro deve ser realizado pelo Responsável pela Unidade Familiar (RF) da família ao qual o beneficiário está vinculado, caso ele não seja o próprio RF. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, juntamente com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) está se mobilizando para realização dos cadastros dos beneficiários do BPC no município que ainda não foram incluídos no Cadastro Único, por meio da divulgação da lista de não inscritos. A relação estará disponível na Secretaria de Desenvolvimento Social, no CRAS, nos PSF’s e demais setores da Prefeitura.