05 JUL 2021
Mestres são reconhecidos como Patrimônio Cultural de Candeias
Por meio do Decreto Municipal nº 2.970, de 11 de fevereiro de 2021, seis mestres vencedores do Edital de Culturas Populares - Lei Aldir Blanc, em Candeias, agora são protegidos de acordo com a Lei Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural nº 1.474, de 05 de março de 2007, e estão registrados em livro próprio como Relíquias Vivas da Cultura.
Por entender que essas personalidades fazem parte da identidade e da cultura candeense e como forma de proteger os saberes e fazeres, o Departamento de Cultura Patrimônio Cultural e Turismo de Candeias indicou, em dezembro de 2020, ao Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, que eles fossem reconhecidos como Patrimônio Cultural do Município. E ainda que fossem titulados “Relíquias Vivas da Cultura de Candeias”. A indicação foi aprovada por unanimidade.
Segundo o Departamento de Cultura, não se tem conhecimento de outra cidade em Minas Gerais que ofereça este tipo de proteção a seus Mestres, sendo a cidade de Candeias pioneira no Estado.
O próximo edital municipal para Mestres será lançado a partir de agosto 2021 e fará homenagem a Eni Florêncio Machado, considerado um grande fazedor de cultura do município, tendo dedicado grande parte de sua vida às Folias de Reis e participado por muito tempo do Conselho de Patrimônio Cultural da cidade.
Conheça os 6 mestres vencedores do Edital de Culturas Populares - Lei Aldir Blanc, em Candeias:
•    Belchior Lino Olegário, 82 anos, toca vários instrumentos, participa de Folias de Reis, Congado e Corporação Musical Nossa Senhora das Candeias, tendo sido premiado como Mestre de Folia de Reis.
•    Ozanan Almeida, 76 anos, poeta contador de causos, membro de Folia de Reis e tocador de viola, tendo sido premiado como Mestre poeta.
•    José Francisco da Silva, 69 anos, toca diversos instrumentos, sendo predominante a sanfona, também participa do Congado, tendo sido premiado como Mestre sanfoneiro.
•    Francisco de Paula Freire, 58 anos, praticante de arte da cura como benzedor, tendo sido premiado como Mestre benzedor.
•    Onofre Bernardino de Sena, 83 anos, confecciona diversos artesanatos em bambu, tendo sido premiado como Mestre artesão.
•    Rita Antônia de Almeida, 72 anos, faz diversos artesanatos em crochê, tendo sido premiada como Mestra artesã.