27/06/2019 às 09:22:00
Candeias passa a oferecer teste rápido de gravidez nos postos de saúde

“Se você está suspeitando de gravidez, procure sua unidade de saúde e realize o teste de gravidez. O resultado fica pronto em média cinco minutos após a coleta da urina.” O recado é da Secretaria Municipal de Saúde, que agora passou a ofertar testes rápidos nos próprios postos de saúde.
Para segurança dos resultados, o ideal é que a mulher colha a urina na própria unidade de saúde. A secretaria destaca que o diagnóstico rápido possibilita à mulher iniciar precocemente o pré-natal, assim que confirmada a gravidez. Essa antecipação favorece também ações de planejamento reprodutivo para as mulheres que obtêm resultados negativos.
A aquisição dos testes rápidos ocorreu por meio de recursos da Rede Cegonha. Essa iniciativa busca assegurar à mulher o direito ao planejamento reprodutivo bem como atenção humanizada durante a gravidez, o parto e após o nascimento do bebê. A rede também prevê, à criança, o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.