14/05/2019 às 11:13:00
Prefeito de Candeias participa de audiência em defesa do Lago de Furnas

O prefeito Rodrigo Moraes Lamounier marcou presença, na segunda-feira, dia 13, em audiência na Assembleia Legislativa de Minas Gerais em defesa do Lago de Furnas. Representantes de diversas cidades banhadas pela represa discutiram os níveis baixos em que o reservatório da Usina Hidrelétrica de Furnas se encontra e reivindicaram uma cota mínima de água.
Durante a audiência, deputados da Comissão de Minas e Energia ALMG lançaram a Frente Parlamentar Itamar Franco. Conforme divulgado pela Assembleia, a função deste grupo será defender os interesses de Minas e dos 34 municípios impactados pelo lago frente a exploração do reservatório pela usina.
Os presentes à reunião apresentaram faixas a favor da Cota Mínima 762. Segundo eles, essa cota é para que o reservatório tenha um espelho mínimo de água de 50% e tem como finalidade manter a região com potencial turístico. A dificuldade é que essa proposta precisaria de apoio do Governo Federal, por envolver diferentes legislações.
O prefeito Rodrigo Lamounier destacou a importância do lago para região. “O turismo gera renda e movimenta a economia. Nossas cidades perderam terras férteis na época da criação da represa. Agora, precisamos pensar não somente na geração de energia elétrica pela usina, mas também em manter e gerar mais emprego e renda por meio do turismo”, afirmou.
Os deputados estaduais e os prefeitos pretendem levar as reivindicações até Brasília e ao Rio de Janeiro, onde fica a sede de Furnas.