08 ABR 2019
Projeto revitaliza 10 nascentes em Candeias

Episódios de falta prolongada de água se tornam cada vez mais frequentes, inclusive em cidades da região. Por isso, cuidar das nascentes passou a ser uma prioridade para todos os municípios. Nesse sentido, a Prefeitura de Candeias buscou uma parceria com a Alago (Associação dos Municípios do Lago de Furnas), que executou na cidade, em março, o Projeto “Nascentes de Furnas”.
Primeiro, foi feito um levantamento prévio por técnicos da Prefeitura e da Alago das nascentes importantes em Candeias e sua disponibilidade de receber o projeto. A Copasa também participou desse trabalho e indicou a maior parte das nascentes. A companhia apontou aquelas que são importantes para a manutenção do fornecimento de água.
Conforme informou a Secretaria de Administração, Planejamento, Urbanismo e Políticas Ambientais Sustentáveis, o projeto incluiu a revitalização de dez nascentes, entre os dias 25 e 29 de março. Elas foram cercadas e suas áreas de preservação permanente receberam mudas de árvores, sem custos para o proprietário do terreno.
O objetivo do projeto é colaborar para a revitalização das nascentes dos municípios banhados pelo Lago de Furnas. A iniciativa busca a melhoria da qualidade de água e o aumento da vazão de córregos que abastecem o lago.
“Água é um bem cada vez mais precioso. Essa parceria com a Alago é importante também para garantir o abastecimento tanto no presente quanto no futuro, para nossos filhos, netos, enfim para as próximas gerações”, comentou o prefeito Rodrigo Moraes Lamounier.