21 MAR 2019
Conferência de Saúde ocorrerá no dia 28

Com o tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, a Prefeitura de Candeias realizará a V Conferência Municipal de Saúde no dia 28 de março, próxima quinta-feira, das 7 às 16 horas. Organizado pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde, o evento ocorrerá no Salão de Festas Festejare, localizado na Praça Raimundo Jerusalém de Almeida, 35, no Bairro Jardim das Acácias.
As conferências de saúde são espaços democráticos em que se busca a construção de uma política de saúde eficiente e de qualidade. Prevista na Lei Orgânica do Município, a cada quatro anos reúne representantes dos vários segmentos sociais para ouvir a comunidade, os trabalhadores, os prestadores e os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) para avaliar a situação da saúde municipal e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas para o SUS. O objetivo, conforme explica a secretária municipal de Saúde, Daniela Alves Ferreira, é construir uma saúde pública que atenda a todos.
“A etapa municipal da Conferência de Saúde tem a finalidade de analisar as prioridades locais de saúde, formular propostas no âmbito do Município, e elaborar Relatório Final, que será enviado para Conferência Estadual de Saúde e na sequência para Conferência Nacional de Saúde”, destaca.
Os delegados ou delegadas são representantes da Conferência Municipal que deverão ser indicados por entidades, sendo que 50% deverão ser representantes dos usuários, e de suas entidades e movimentos; 25% dos trabalhadores da saúde; 25% dos gestores e prestadores de serviços de saúde.
Os debates da Conferência Municipal serão divididos nos seguintes eixos: I – Saúde como Direito; ll – Consolidação dos Princípios do SUS; III- Financiamento adequado e suficiente para o SUS.
A etapa estadual ocorrerá de 16 abril a 15 de junho, em Belo Horizonte, e a nacional, de 28 a 31 de julho, em Brasília.

7h - Credenciamento
7h - Cerimônia de abertura
8h -   Eixo I - Saúde como direito
9h - Eixo II - Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)