12/03/2019 às 15:59:00
Projeto “Candeias Mais Limpa” incentiva coleta seletiva

A coleta seletiva está entre as melhores práticas ambientais do planeta. Para promover essa iniciativa, a Prefeitura lançou o Projeto “Candeias Mais Limpa”. O foco é disseminar informações e estimular essa atitude a partir dos estudantes e das escolas.
Representantes da Prefeitura e de escolas estaduais e municipais se reuniram no dia 13 de fevereiro, quando foi detalhado o cronograma do projeto e repassados esclarecimentos.
Conforme explica a Secretaria de Administração, Planejamento, Urbanismo e Políticas Ambientais Sustentáveis, a abordagem do tema “Coleta Seletiva” será direcionada ao incentivo à mudança de hábitos da população de Candeias.
Os alunos serão orientados sobre como separar o lixo em dois recipientes — seco (recicláveis) e úmido (orgânico e rejeito) — e dispô-los nos dias corretos para a coleta porta-a-porta. Atualmente, a Prefeitura de Candeias coleta o úmido às segundas, terças, quintas e sextas; e o reciclável/seco às quartas.

As atividades

Está prevista a realização de três atividades: 1) os alunos produzirão vídeos sobre coleta seletiva (material quer será veiculado na página do projeto no Facebook); 2) deverão apresentar um projeto inovador de formato livre sobre o tema; e 3) recolherão material reciclável.
Ainda segundo a secretaria, o projeto não prevê a competição entre as escolas, mas sim a agregação de valores e trocas de experiências.
O projeto vai de 11 de março a 7 de junho. A conclusão será realizada no dia 8 de junho, em um evento aberto a toda a população. Na ocasião, haverá exposição de material produzido pelas escolas e inauguração de lixeiras que serão instaladas na Praça Monsenhor Castro.