12 MAR 2019
Secretaria de Saúde intensifica ações de combate ao Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde reforçou as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Porém, é fundamental o engajamento da população nesse trabalho, uma vez que a maioria dos focos está em residências.
Segundo o mais recente LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti), realizado em janeiro, Candeias passou para médio Índice de Infestação Predial. A Secretaria de Saúde destaca que é urgente que todos os moradores também entrem nesta luta.
O levantamento apontou que 51,5% dos criadouros com larvas do mosquito estavam em depósitos para armazenamento de água para consumo humano, como caixa d´agua, barril, tina, tonel, tambor, depósito de barro, tanque, poço, cisterna e cacimba.

Como colaborar

A população deve fazer sua parte, retirando entulhos que acumulam água, limpando lotes e removendo ou virando de boca para baixo pratos de plantas. É necessária ainda, segundo a secretaria, especial atenção aos recipientes de alimentação dos animais de estimação. É preciso lavá-los diariamente.
Passar repelentes várias vezes ao dia também é forma de prevenção

Ações

A intensificação das ações ocorre em continuidade ao Plano de Enfrentamento contra o mosquito Aedes Aegypti. Nesta terça-feira, 12, começa o trabalho com o veículo fumacê.
Além disso, estão sendo desenvolvidas ações de conscientização no combate ao mosquito em todas as escolas municipais e estaduais de Candeias. O intuito é que as informações cheguem aos alunos; eles se tornem multiplicadores; e repassem as orientações aos familiares.
A Prefeitura realizou ainda, em janeiro e fevereiro, um Mutirão de Limpeza para recolher materiais que poderiam servir como criadouros. Toneladas de entulho foram recolhidas em toda a cidade.
A Secretaria de Saúde enfatiza que dengue mata e só pode ser combatida com a colaboração de todos.