25/02/2019 às 20:36:00
Com apoio da Prefeitura, blocos sairão às ruas de sábado a segunda

Os Blocos Karniça e Só Alegria decidiram ir às ruas de Candeias no Carnaval. Os integrantes solicitaram apoio da Prefeitura, que fornecerá parte da estrutura para tornar o evento possível.
Neste ano, a Administração Municipal decidiu não realizar a festa de Carnaval. Em vez de promover o evento, a Prefeitura vai priorizar o pagamento de despesas essenciais, como na Saúde e na Educação. A medida é por contenção de despesas, uma que vez valor devido pelo Estado à cidade já passa de R$ 6 milhões.
“Para promover a festa, a Prefeitura teria de usar recursos próprios do Município. No entanto, Candeias tem despesas mais urgentes e essenciais (...). Essa medida não seria necessária se o Governo do Estado estivesse com os repasses em dia para Candeias. A gestão estadual anterior e a atual já deixaram de repassar para a cidade exatos R$ 6.158.238,20. A maior parte se refere a verbas da Saúde, com R$ 3.415.738,47. Apenas de recursos de ICMS a dívida do Estado com Candeias é de R$ 901.235,42. É justamente desse tributo que vem o ICMS Cultural, que costuma ser usado para pagar pelo menos parte dos custos de eventos culturais”, explica nota divulgada pela administração.
    Após a decisão da Prefeitura, integrantes dos blocos procuraram a Prefeitura e pediram apoio para que pudessem ir às ruas. Assim, ficou definido que os Blocos Karniça e Só Alegria desfilarão sábado, domingo e segunda, das 21h às 2h, em frente ao Coreto, em frente à Igreja Matriz.
A Prefeitura fornecerá itens de estrutura, como banheiros químicos e som mecânico. Na Praça de Esportes, também haverá sonorização.

Limpeza na Usina

Atendendo a diversos pedidos, a Prefeitura fará um mutirão de limpeza e capina na região da Cachoeira da Usina. Esse serviço busca permitir o acesso ao local durante os dias de Carnaval.
“Se o Estado estivesse com todos os repasses em dia, Candeias teria condição de realizar uma grande festa. Mas administrar é fazer escolhas. E muitas delas não são fáceis. Tivemos de priorizar as despesas essenciais em vez de realizar a festa. Porém, não deixamos de dar nosso apoio aos blocos, gastando o mínimo possível, e esperamos que, em 2020, a situação do Estado esteja melhor e tenhamos condições de retomar a festa”, comentou o prefeito Rodrigo Moraes Lamounier.

icone instar © Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados.