05/02/2019 às 18:10:00
Prefeitura de Candeias decide não realizar Carnaval para priorizar despesas essenciais

A Prefeitura de Candeias esclarece a decisão de não realizar a festa de Carnaval em 2019. Em vez de promover a festa, a administração vai priorizar o pagamento de despesas essenciais, na saúde e na educação, por exemplo. O valor devido pelo Estado à cidade já passa de R$ 6 milhões.
Confira a íntegra da nota divulga nesta terça-feira, 5.

Comunicado

A Prefeitura de Candeias, após diversos estudos e reuniões, decidiu não realizar a festa de Carnaval neste ano. Não foi uma decisão fácil, pois o evento é importante para muitos candeenses. Porém, por uma questão de responsabilidade com o dinheiro público, a Administração Municipal entendeu ser esta a melhor atitude, tendo em vista as dificuldades econômicas enfrentadas por praticamente todas as cidades mineiras. Para promover a festa, a Prefeitura teria de usar recursos próprios do Município. No entanto, Candeias tem despesas mais urgentes e essenciais, na Educação e na Saúde, por exemplo.
Essa medida não seria necessária se o Governo do Estado estivesse com os repasses em dia para Candeias. A gestão estadual anterior e a atual já deixaram de repassar para a cidade exatos R$ 6.158.238,20. A maior parte se refere a verbas da Saúde, com R$ 3.415.738,47.
Apenas de recursos de ICMS a dívida do Estado com Candeias é de R$ 901.235,42. É justamente desse tributo que vem o ICMS Cultural, que costuma ser usado para pagar pelo menos parte dos custos de eventos culturais.
A Prefeitura de Candeias está entre as poucas do estado que conseguiram pagar o 13º salário dos servidores em dia. Muitas administrações municipais têm atrasado os salários mês após mês. Algumas estão sendo obrigadas até mesmo a paralisar serviços essenciais.
A Administração Municipal de Candeias tem conseguido superar os desafios fazendo uma gestão séria, cortando despesas e colocando o interesse coletivo acima de tudo. Por isso, conta com a compreensão e o apoio dos candeenses. Juntos, já fizemos muito. E, juntos, vamos fazer muito mais.

Prefeitura de Candeias
Administração 2017-2020