22 FEV 2022
Centro de Testagem de Covid-19 é inaugurado em Candeias
A população de Candeias recebeu nesta segunda-feira, dia 21 de fevereiro, o Centro Municipal de Testagem Covid-19. Participaram da inauguração o chefe de Gabinete, Fernando Lamounier Martins, representando o prefeito, Rodrigo Moraes Lamounier, a secretária municipal de Saúde, Daniela Alves Ferreira, e o vereador Gilmar das Chagas Sousa, representando a Câmara Municipal, a coordenadora da Vigilância Sanitária, Patrícia Costa, e os servidores que irão trabalhar no local.
De iniciativa da Administração Municipal de Candeias, por meio da Secretaria de Saúde, a unidade está localizada na Rua Donana Barreto, 20, próximo à Policlínica.
Os pacientes serão encaminhados para o Centro através dos PSFs, conforme o protocolo municipal, e o tempo adequado para a realização do teste de Covid-19, de acordo com a situação sintomática. O local ficará aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h.
O prefeito lembrou que a implantação desta unidade tem por objetivo promover melhorias no acesso à população nesta fase da pandemia, otimizando serviço de forma a diminuir o tempo de diagnóstico e tratamento dos pacientes, além de desafogar as unidades de Saúde, para que possam proporcionar um melhor atendimento para sintomas de outras doenças. “A Saúde da população é nossa prioridade. E o Centro de Testagem, com certeza, será um avanço para todos os candeenses, não somente para aqueles com sintomas de Covid-19”, afirmou.
A secretária de Saúde, Daniela Alves, pontuou que o objetivo principal, neste momento, é retirar a sobrecarga das unidades de saúde para que possam atender às outras demandas da população. Ela explica que, na primeira fase da pandemia, o método não foi adotado pela inviabilidade diante do adoecimento mais grave dos pacientes, que diminuiu consideravelmente por causa da vacinação.
“A gestão tinha receio de que o paciente deixasse de ser monitorado e acompanhado e ficasse sem um ponto de referência. Além disso, os critérios de isolamento foram mudando ao longo da pandemia. Entendemos que este é momento ideal para trazermos esta benfeitoria para o município, que será mais uma ação efetiva no controle da pandemia e na qualidade de vida de nossa população”, completou a secretária.